Alteração em Questionários Existentes

Publicado em junho 1, 2019

O intuito deste texto é apresentar o impacto positivo obtido através da possibilidade de mudanças em questionários de forma visual.

A construção de questionários digitais é algo bastante comum e provavelmente você já utilizou diversas ferramentas para esta necessidade. Durante a elaboração de uma entrevista alguns pontos são considerados quase que automaticamente, sendo eles:


– Quais questões serão aplicadas? – Haverão regras para preenchimento destas questões, tais como: valor mínimo, máximo etc?

– Como vou distribuir este questionário, ou será feito uma entrevista pessoal?

– Como vou extrair os dados obtidos através dos questionários?

– Os dados entregues estarão em um formato compatível com a(s) ferramenta(s) que irão analisá-los?


Se você nunca se fez estas perguntas, provavelmente você encontrou dificuldades para tratar os dados coletados, porém uma pergunta que normalmente não fazemos é:


Como eu posso alterar um questionário que já existe?


Ao iniciar o planejamento do processo de coleta é comum pensarmos na estrutura de questionários sem pensar na ferramenta, porém ao transcrever o modelo pensado para a ferramenta nos deparamos com limitações ou abordagens diferentes da escolhida, o que causa a necessidade de revisão do planejamento.

Não adianta gastarmos horas estruturando perguntas sem saber se a ferramenta é capaz de fornecê-las. A equação fica complicada quando não sabemos o que é disponibilizado pela ferramenta, pois precisamos destas informações para o planejamento e estruturação do questionário. Sendo assim é provável que muitas mudanças sejam necessárias durante as primeiras etapas de construção, pois o piloto ou aplicação prática do planejamento será feito e refeito até que o sincronismo entre o planejado e a ferramenta selecionada aconteça.

Tentar evitar estas mudanças iniciais é gastar tempo, ao invés disso a Plataforma Otus possibilita recursos visualmente simples e ágeis, permitindo que estas mudanças ocorram em pouco tempo e que não afetem os dados coletados, mantendo sua disponibilidade e confiabilidade. Como exemplo podemos imaginar a adição de uma questão no centro de um questionário que possui diversas regras de pulos.

Exemplo simplificado:



7 – …sua mãe, seu pai ou seu responsável morreu, antes do(a) Sr(a) completar 14 anos? (1) Sim
(0) Não
PULE PARA 8.

8 – Ainda sobre a época em que o(a) Sr(a) era criança, ou seja, antes dos seus 14 anos de idade.
O(A) Sr(a) tinha algum tipo de trabalho ou emprego?
(0) Não
(1) Sim
Se 8 = 1, PULE PARA 8a. Se não, PULE PARA 9
 
08a. Essas atividades de trabalho atrapalhavam o(a) Sr(a) a estudar ou obrigou o(a) Sr(a) a parar de estudar em algum momento?
(1) Sim
(0) Não
 
9. Qual era o grau de instrução de sua mãe? ENTREVISTADOR: ENTREGUE O CARTÃO EAI01.
(1) Nunca tinha frequentado a escola
(2) Primário incompleto
(3) Primário completo
(4) 1º grau incompleto
(5) 1º grau completo
(6) 2º grau incompleto
(7) 2º grau completo
(8) Universitário incompleto
(9) Universitário completo
(10) Pós-graduação
(11) Não tinha mãe
 

A adição de um questão obrigatória entre os itens 8a e 9 fará com que todas as regras anteriormente definidas sejam alteradas e revisadas, portanto grandes questionários tornaram o processo de mudança lento e perigoso.

Para solucionar este problema e garantir ao responsável pela construção do questionário mais segurança e eficácia na tarefa a plataforma Otus torna todo este processo visual e parcialmente automatizado, sempre levando em consideração a avaliação do responsável pela ação.


Construção do questionário:


Mudança de questionário existente:

Ao término da mudança esta alteração poderá ser disponibilizada para o projeto sem impactar os dados já coletados pois todo o processo será versionado, mas este é um assunto para outro POST! 😀

    Comentários

    0 Comentários

    Escreva um Comentário